Por que roqueiro fala mal do funk, do pagode, do axé, do sertanejo?
Por que os roqueiros têm o hábito de falar mal do funk, do pagode, do axé, do sertanejo? Por que essa arrogância? Se o rock é tão bom assim, porque atualmente esse estilo musical não está mais tocando nas rádios ou em programas de TV? Não há mais bandas e cantores em destaque na mídia que seja do rock. O que está havendo?
Diversas pessoas, desde especialistas musicais, ou até mesmo o próprio público têm abordado sobre essa problemática a respeito do rock, desde simples opiniões sobre o quase desaparecimento dos artistas desse ramo do cenário mainstream, passando por análises mais profundas do porquê o público não se interessa mais pelo som das pedras que rolam.
De um lado, temos os ouvintes clássicos, que esse que vos escreve os apelidou de “tiozões do rock”. São pessoas com mais de 40 anos que apenas ouvem as bandas antigas e não estão interessadas em nenhuma novidade. Por outro lado, temos a juventude que não está nem aí pra nada, nem pras bandas antigas, e nem pras novas. Atualmente, o rock está no limbo, e apenas a cena underground vive, que são aquelas bandas que apenas tocam em pequenos bares e casas de shows, mas não conseguem viver do seu trabalho musical, ficando apenas no hobbie e no amor incondicional ao estilo.
A resposta para a pergunta no título é que, quando se está frustrado com o resultado de uma ação, o que restam são dois caminhos: reconhecer o erro e começar de novo pra corrigir, ou colocar a culpa no outro e se antagonizar com o mundo externo. E com relação ao rock a segunda opção foi a escolhida, e isso acontece tanto com os entusiastas quanto com os músicos. Se o rock morreu, coloque a culpa no funk, no pagode, no sertanejo, no axé, mas nunca em quem foi o verdadeiro responsável, que é o próprio rock e seus admiradores. Abaixo, vamos apresentar possíveis soluções.
Como as bandas antigas já estão consolidadas e não há a necessidade de levá-las ao grande mercado da música, pois elas já estão lá, focaremos apenas nas bandas novas ou aquelas não tão novas assim, mas que ainda estão tentando garantir o seu lugar ao sol, levando em consideração que não haverá aqui apoio das grandes gravadoras, como havia no passado.
A palavra a ser inserida no vocabulário desses artistas é: modernização. É dever de quem quer ter sucesso na música, independente do seu gênero musical, se atualizar aos novos tempos da internet. Aprender sobre o relacionamento com os fãs, estar sempre conectado as redes sociais, estar presente para o seu público, entender que não há mais a massa como antes, mas sim os nichos. Qual o seu nicho?
Entender como funciona o algoritmo, técnicas de viralização, estratégias de marketing de guerrilha, inbound marketing, pesquisas sobre os gostos do seus seguidores, etc. Ou seja, os artistas nesse momento precisam não ser apenas artistas, porém serem ao mesmo tempo, empresários, produtores, relações públicas, marqueteiro, e se possível, ademais, aprender sobre produção musical, mixagem, masterização, para terem condições de, caso seja forçoso, gravar as suas canções em casa, para não terem que gastar dinheiro em estúdios, que a cada dia estão mais caros.
Se os profissionais do rock adotarem essa nova postura, obviamente eles passarão a ter uma audiência que será seus novos seguidores, e o público atual do rock que fica o tempo todo falando mal dos outros estilos, também terá uma nova conduta, deixando de lado as frustrações e andando lado a lado dos artistas do rock que agora terão uma nova mentalidade, profissionalismo, tática eficaz e consequentemente, sucesso e reconhecimento.