ENTREVISTA BOMBÁSTICA! Churrasco Comunista, confira agora nossa entrevista exclusiva
Navegando pelo youtube e procurando por bandas novas de rock, me deparei com uma sugestão da própria plataforma, para o clipe lançado em 2023, intitulado “Roubaram Meu Caderno”, da banda de black metal Churrasco Comunista. Tanto o nome da banda, quanto o nome da canção e também da imagem de thumbnail me chamaram atenção, e obviamente não esperei muito para clicar e ver do que se tratava aquilo. O que vi foi um clipe produzido de forma simples, bem ao estilo “do it your self”, bem humorado, criativo, sem aquelas pretensões arrogantes comuns no rock, em querer ser “os mais intelectualizados” dentro da música, e com um ar moderno da era da internet, com suas redes sociais, memes, humor.
E é claro que esse clipe já está na programação da webtv, e é claro que fui procurar mais sobre a banda para essa matéria. E agora apresento a vocês uma entrevista exclusiva com o guitarrista João.
Olá João, muito obrigado por ceder o seu tempo para a nossa entrevista. Quando a banda Churrasco Comunista nasceu, e qual a inspiração para o nome da banda?
O conceito da banda surgiu no dia 10 de abril de 2022, durante uma conversa através do Whatsapp com uma amiga minha, ela disse que faríamos uma banda chamada “Churrasco Comunista”. A nossa primeira música (C.APETA) foi lançada no YouTube no dia 07 de março de 2023.
Uma pessoa nos comentários de uma postagem da banda em uma rede social, disse que vocês são o “Massacration do black metal”. Você concorda? E qual a inspiração para a composição das músicas?
Acredito que esse comentário tenha se referido ao modo em que fazemos um som pesado mas com letras irônicas e com um humor ácido, já chegamos a nos inspirar em algumas músicas do Massacration, como o jeito que eles misturam o português com o inglês. Tivemos inspirações em algumas bandas de black metal como Gorgoroth, Sarcofago e até mesmo um pouco de Mayhem, mas sempre lembrados de manter um humor ácido quando gravamos algo novo.
Onde e como as músicas são produzidas? Estúdio? Em casa? Qual sua opinião sobre os músicos atualmente terem acesso a computadores, softwares e equipamentos para conseguirem produzir seus trabalhos musicais sem precisar gastar tanto com os estúdios profissionais?
Eu geralmente uso o aplicativo Bandlab para editar e remixar o áudio dos instrumentos. Comecei a produzir as primeiras músicas usando instrumentos virtuais, não tínhamos o cabo usado para gravar a guitarra no celular, mas com o tempo eu fui descobrindo algumas técnicas de gravar uma guitarra realista, uma delas era usando uma pedaleira Cuvave Cubebaby e uma caixa de som, eu gravo o som e adiciono um efeito de pedal virtual.
Qual sua visão sobre o rock e metal atualmente, com relação ao mercado mainstream? Você acha que é possível tanto o rock quanto o metal terem representantes nesse setor? O Shaman já teve música em novela da Globo. Você acha que isso é o mais longe que uma banda de metal poderia chegar no grande mercado musical brasileiro? Ou o rock e metal não deveriam se misturar com os grandes nomes da música?
Mesmo não sendo um gênero musical muito popular no Brasil, para os que curtem um som underground, o rock e metal podem ser muito úteis no mercado brasileiro. Eu sempre vou em um lugar onde apresentam shows de algumas bandas da minha cidade, e durante uma conversa com as pessoas de lá, uma pessoa me disse: “existem muitos ouvintes de rock por aqui, mas infelizmente existem poucos lugares para nós”.
Você acha que o humor é uma estratégia de marketing para conseguir criar um público fiel a banda? Quais seriam outras formas das bandas conseguirem angariar fãs de forma orgânica, uma vez que as bandas não dispõem de ajuda financeira nem apoio de grandes gravadoras?
Nós usamos o humor para entreter nossos ouvintes e ao mesmo tempo entregarmos um som pesado, existem diversas bandas que usam essa estratégia, mas nunca me deparei com uma banda de black metal assim. Mas eu achava interessante misturar algo amedrontador, agressivo e seco em uma banda de humor. Meu conselho para bandas que estão começando agora é sempre ser autêntico, e mesmo se não der certo de primeira, persista até uma hora dar.
Quais são os projetos para a Churrasco Comunista em 2024? O que podemos esperar em termos de lançamentos, shows, etc?
Em 2024, iremos fazer shows, possivelmente pelo Brasil inteiro se tudo ocorrer bem. Vamos gravar mais clipes com uma melhor qualidade e mais criatividade. Também pensamos em fazer apresentações com a participação outras bandas que estão no mesmo caminho. Muitas pessoas também pediram por camisetas da banda, até o começo de 2024 elas já estarão disponíveis.
Agradeço pela entrevista, que o fogo da grama esteja com vocês, Churrasqueiros!
Link do canal: https://www.youtube.com/@churrascocomunistaofficial